ARTIGOS E TEXTOS

Traga a Natureza para a sua vida

Não há nada mais triste do que a frieza do concreto, a ausência de vida...

Por outro lado, cuidar de plantas, poder sentir seu perfume, vê-las florescer e alegrar o ambiente com sua beleza são caminhos que podem ajudar no combate ao estresse, ao cansaço de um dia árduo de trabalho ou, ainda, à ociosidade de não saber o que fazer nas horas livres.

 

Ter um ambiente verde para trazer mais vida e alegria à casa não é nada difícil, mesmo quando não se tem espaço. Nesse caso, o solução é usar vasos.

 

O tamanho do vaso depende do porte da planta. O material (cerâmica, concreto, acrílico, porcelana, plástico, etc.) não importa. O que vale é preparar o vaso de forma correta e lembrar de sempre regar a plantinha.

 

Se você não dispõe de muito tempo para cuidar de plantas, o cacto pode ser uma boa opção; afinal, ele adora sol, só precisa ser regado uma vez por mês e sobrevive em qualquer época do ano.

 

Na hora de preparar um vaso de plantas (quer seja para o cacto, quer seja para outra planta qualquer) é necessário que sejam adotadas algumas regrinhas básicas:

 

1 . Em um vaso com furos no fundo, coloque argila expandida ou pedra de brita. Tal processo auxiliará na drenagem da água, evitando que a terra tampe a saída;

 

2 . A seguir, coloque uma parte de areia e, logo após, preencha o vaso com terra vegetal, deixando uma cova aberta. Ponha a planta de forma que o torrão da muda fique até dois dedos abaixo da borda do vaso (caso a planta esteja envolta em material plástico, retire-o, cuidadosamente, antes de colocá-la no vaso). Após colocá-la, complete o vaso com a terra;

 

3 . Faça uma leve pressão, socando em volta do torrão, para fixar a planta;

 

4 . Para decorar, coloque por cima da terra pedriscos;

 

5 . A adubação deve ser feita uma vez por mês, de preferência com adubo líquido, pois é mais fácil de aplicar (basta jogá-lo na terra). A cada regada, o adubo penetrará mais fundo na terra;

 

6 . Não se esqueça de regar o cacto uma vez por mês; ou outras plantas, três vezes por semana (principalmente se o tempo estiver muito quente).

 

NOTA: Não é aconselhável colocar duas plantas diferentes em um mesmo vaso, pois poderá haver concorrência de raiz e disputa das plantas pela água e nutrientes.

Entre as plantas que vivem à meia luz, estão: o lírio da paz, a palmeira ráfia, a palmeira fênix, a bromélia e o bico de papagaio; no entanto, o vaso deve sempre ser colocado próximo à janela.

 

(fonte texto: Saúde Informações)