TERAPIAS

Musicoterapia


A música sempre esteve presente na vida das pessoas.Sensaçoes de alegria e tristeza, momentos inesquecíveis, cenas maravilhosas.....sempre têm por pano de fundo uma bela música envolvente.Entao, porque nao utilizá-la para melhorar a qualidade de vida?

O que é?

A musicoterapia é uma modalidade terapêutica que através do fazer musical possibilita a prevençao, o tratamento e a reabilitaçao do indivíduo, de forma a lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Ela compreende a escuta e execuçao musical, o canto, a movimentaçao corporal e outras atividades que envolvem o som, a música, e o movimento.
Desenvolvida em um ambiente específico, chamado de setting terapêutico, consiste no agenciamento, organizaçao e elaboraçao de idéias, sensaçoes, sentimentos, emoçoes e pensamentos.

É indicado para:

- Portadores de distúrbios de comunicaçao, comportamento e aprendizagem;
- Pessoas que buscam o auto-conhecimento ou um auxílio para enfrentar problemas específicos;
- Gestantes (realizando um acompanhamento pré ou pós-natal);
- Portadores de estresse ou depressao;
- Portadores de deficiência (mental, física, sensorial,...);
- Portadores de distúrbios psiquiátricos (psicose,autismo,...);
- Geriatria.

Tratamento:

O serviço é indicado por médicos, fisioterapeutas ou psicólogos, como uma terapia de apoio para qualquer tipo de doença.
O tratamento começa com uma entrevista em que sao coletados dados da vida do paciente, como suas preferências e estímulos musicais.A partir daí é traçado um planejamento, que varia de acordo com a necessidade do doente, onde sao usados instrumentos musicais ou o canto.
As sessoes variam entre 30 e 45 minutos.
Lembre-se que para obter sucesso no tratamento, a escolha de um bom profissional é muito importante.

A energia da música

Deixe a música te envolver como uma chuva caindo e te molhando totalmente.
Tenha consciência de ser uma terra seca, absorvendo a água que sai na superfície, indo até as raízes...
Provocando uma renovação interna, fazendo brotar uma nova vegetação.
A música atua no cérebro intensamente, modificando o emocional, atingindo todo corpo. Mas ela não se restringe apenas a mente física, ultrapassando e atingindo planos superiores da alma, proporcionando mudanças incríveis, no indivíduo, tendo poder de libertar, curar, alegrar, emocionar, relaxar, enfim_transformar.
A musicoterapia se mostra mais eficiente que muitos tratamentos, pois sendo uma linguagem universal, a música nos transportaa dimenções fora de tempo e espaço, onde reina absoluta harmonia

(Redação MagNews)