TERAPIAS

Ayurveda

A ciência da vida

O sistema médico ayurvédico tem suas origens na Índia e é todo registrado em sânscrito. Ayurveda é uma palavra sânscrita , onde ayur significa vida e veda significa sabedoria. A sabedoria aliada à lógica vem a ser a ciência.

"Ayurveda é a ciência da vida."

Da mesma maneira que temos um rosto e uma impressão digital particulares, somos compostos de uma energia individual, com características físicas, mentais e emocionais, que estão constantemente em mutação. Essa constituição é determinada quando somos concebidos, e é a mesma durante toda nossa vida. Muitos fatores, internos e externos, atuam para atrapalhar nosso equilíbrio e refletem na mudança de nossa constituição natural balanceada. Alguns desses fatores são, estado emocional, dieta, escolha dos alimentos, estações do ano e fatores meteorológicos, traumas físicos, trabalho e relações familiares. Quando esses fatores que causam desequilíbrio são compreendidos, podemos eliminar as causas e reestabelecer nossa constituição original. Equilíbrio é a ordem natura e desequilíbrio é a desordem. Saúde é a ordem e doença é a desordem. Nosso corpo está em constante interação entre a ordem e a desordem. Uma vez entendendo a natureza e estrutura da desordem, podemos restabelecer a ordem.
Os princípios ayurvédicos se baseiam em nossa composição. De acordo com a Medicina Ayurvédica, todo ser humano é uma criação do cosmos, como duas energias: energia masculina chamada Purusha e energia feminina chamada Prakuti. Nossa constituição estrutural é formada pela combinação dos "cinco elementos": espaço, ar, fogo, água e terra. Esses cinco elementos se manifestam por 3 forças diferentes que representam nosso aspecto funcional: Vata, Pitta e Kappa. Estas 3 forças estão presentes em todas as células, tecidos e órgãos de nosso corpo, onde as diferentes combinações desses doshas em várias proporções levam à 7 tipos corporais diferentes, que mostram a composição individual física e emocional de cada pessoa. A saúde só é alcançada quando todas as forças estiverem equilibradas.

Existem vários tipos de tratamentos ayurvédicos, que incluem aromaterapia, desintoxicação, alimentação, exercícios, respiração, ervas, massagens, yoga, meditação e musicoterapia. A combinação de alguns desses métodos dependendo do seu tipo corpóreo e objetivo desejado traz o equilíbrio.
De acordo com a Medicina Ayurvédica, nossa vida é baseada em relacionamentos. Da mesma maneira que o relacionamento com familiares, amigos e crianças é importante, nossa relação com nosso próprio corpo, mente, consciência e a relação Vata- Pitta- Kappa é igualmente importante. Os relacionamentos que existem são parte da vida e a Medicina Ayurvédica é a arte que nos ajuda esclarecer estes relacionamentos.
A Medicina Ayurvédica nos traz harmonia, alegria e satisfação.
Vamos abordar temas específicos da Medicina Ayurvédica em nossos próximos encontros.

(Fonte:                                                                                                          Planeta Natural)