TERAPIAS

Biodanza

É um método pedagógico-terapêutico criado, há 40 anos, por Rolando Toro, antropólogo e poeta chileno. A Biodanza consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações em grupo. Por isso, dizemos que é um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem dos instintos.

É um convite à expressão e um caminho em direção à saúde. As emoções que não se expressam alojam-se em nossos órgãos e nos adoecem. Todo ser humano nasce com potencial para resolver seus problemas. Por isso, é preciso, progressivamente, reforçar a sua identidade, alcançar a liberdade interna e, assim, assumir a direção da própria existência.

Durante uma sessão de Biodanza a música é utilizada como um caminho na indução das cinco linhas de vivência, relacionando-se da seguinte forma:

Vitalidade: músicas rítmicas, alegres, lúdicas, que permitem a auto-regulação, a conexão com a criança interna, a força, o yang e o yin, ação e repouso.

Sexualidade: músicas de cunho erótico, que induzem movimentos ondulantes, sedução e contato.

Criatividade: todo tipo de música que permite a expressão criativa e inspire coreografias.

Afetividade: músicas melódicas, afetivas, que induzem a expressão carinhosa, a sensibilização, o afago, o embalo e a empatia.

Transcendência: músicas que nos conectem ao essencial, ao arquétipo, ao sublime, ao movimento, à harmonia e à energia cósmica.