DICAS MÁGIKAS

Curiosidades Mágickas

Contam as antigas tradições que as condições climáticas dos primeiros doze dias de janeiro indicarão o clima nos próximos doze meses solares, cada dia correspondendo a um mês do ano.

Janeiro:
A palavra “janeiro” deriva do Deus Janus, que, segundo a mitologia romana tinha duas faces cada uma representando os términos e os começos, o passado e o futuro?

Os “Brownies”, os espíritos guardiães do mês de janeiro, são pequenos cozinheiros do mundo mágico, e que nesse mês sempre apareciam nas cozinhas escocesas atraídos por bolo de chocolate, com nozes  e mel. Foi por causa desses seres que o bolo “brownie” foi batizado com esse nome.

Fevereiro:

O nome fevereiro deriva, segundo algumas fontes, da Deusa romana Februa. Outra versão diz derivar do Deus Februs, correspondente a Hades ou Plutão.

Os espíritos guardiães correspondentes ao mês de fevereiro são as Fadas caseiras, aquelas que vivem nos vasos de plantas das nossas casas. Por essa razão é costume durante esse mês enfeitar os vasos com laços vermelhos.  Dizem que isso deixa as fadas tão felizes que trazem muita alegria e sorte para o lar.

Fevereiro é o mês da purificação. Por essa razão, no ultimo dia deste mês coloque em cada uma das janelas de sua casa uma cabeça de alho. Essa antiga prática tem o poder de proteger nossos lares durante os próximos meses do ano.  


Março:

O nome março deriva do Deus romano Marte, o Deus da guerra. Equivalente ao Deus grego Ares, o celta Teutates, e Tyr, entre os nórdicos.

Os antigos acreditavam que as chuvas e tempestades do mês de março eram benéficas e mágicas, e que traziam as bênçãos dos céus. Por essa razão sempre recolhiam essas águas em potes e as utilizavam em seus encantamentos.

Os espíritos guardiãs do mês de março são os Silfos, os elementais do ar responsáveis pelos ventos e tempestades. Dizem que quando chove muito durante a noite é por que os Silfos estão festejando. Por isso não é bom reclamar do mau tempo de março, mau tempo para nós,  é festa para eles.
  
Redação MagNews