DICAS MÁGIKAS

Para Conservar a Casa Perfumada


- Nada é mais agradável que uma casa discretamente perfumada, sugerindo higiene e limpeza. Há muitas forma de fazer com que sua casa tenha esse cheiro gostoso.

Um perfume discreto e agradável nos aposentos, gavetas e armários lembra bem-estar, ordem e limpeza, além de refletir os cuidados da dona-de-casa.

O modo mais popular de se perfumar uma casa é com uma mistura de flores secas, que podem ser compradas em floriculturas ou em casas de ervas. Mas você pode também juntar em uma caixa as pétalas das flores frescas e até mesmo grama e esperar que sequem.

As fragrâncias devem ser escolhidas de acordo com o ambiente. Existem essências como: eucalipto, gerânio, heliótropo, jasmim, verbena, limão, flor de laranjeira, alfazema, pinho, rosa, sândalo, violeta e outras, encotradas em farmácias ou casas especializadas, em forma de óleos aromáticos e vendidas em vidros de vários tamanhos.

Para as gavetas e armários, os sachês já foram muito usados. Porém, hoje em dia não é fácil encontrá-los prontos. Entretanto, com pedacinhos de tule, entretela ou qualquer fazenda fina, você pode preparar o seu sachê. Faça pequenos saquinhos com os tecidos citados e coloque neles a erva de sua preferência ou pequenos pedaços de sabonete.

A seguir, você encontrará algumas sugestões fáceis, econômicas e eficientes para perfumar sua casa.

1 - Faça uma mistura de cascas de laranja, limão ou lima picadas e junte a elas um pouco de cravo-da-índia. Deixe secar e espalhe em cantos da sala, principalmente em dias de festas ou ocasiões especiais.

2 - Algumas esponjas embebidas em sua essência preferida, colocadas em cantos discretos do aposento, vão torná-lo levemente perfumado.

3 - Para deixar os ambientes com aroma de pinho, derrame lentamente 1 colher (sopa) de terebentina em um pouco de água fervendo.

4 - Para uma mistura perfumada, junte 15 gotas de essência de alfazema, 35 pétalas de rosas vermelhas, 45g de bórax, 8g de canela em pó e 20g de cravo-da-índia.

5 - Queime um pouco de água de colônia num pires e perfumará o ambiente.

6 - O incenso, apresentado em forma de pequenas pedras, ou em palitos compridos, é também uma ótima forma para perfumar ambientes. Escolha o ue melhor lhe aprouver.

7 - As velas também são utilizadas para decorar e perfumar. Podem ser encontradas com várias fragrâncias.

8 - Numa sala com muitos fumantes, a fumaça pode ser rapidamente absorvida pela chama de duas ou três velas.

9 - Para evitar que o cheiro de fumaça de cigarros, em dias de festas, se impregne pela casa toda: a) coloque no aposento, em cantos ocultos, vários pires contendo uma mistura de 1 colher (sopa) de amoníaco com 1 (colher) sopa de sua essência preferida; b) espalhe nos cantos pequenas vasilhas com vinagre.

10 - Pastilhas perfumadas são fáceis de fazer em casa e ótimas para perfumar gavetas, armários e até um cômodo: faça uma pasta de gesso e água de colônia e corte em pastilhas antes de endurecer.

11 - Nos armários de roupa com prateleiras forradas, coloque uma flanela previamente umedecida em sua essência preferida.

12 - Sementes de camaru-do-amazonas ou de patchuli espalhadas pelas gavetas ou sapateiras deixarão um delicioso aroma.

13 - Sachês são preparados em casa misturando 150g de íris-de-florença, 155g de benjoim, 150g de cravo e 250g de cálamo aromático. Reduza tudo isto a pó e coloque em saquinhos.

14 - Você obterá outro sache misturando 200g de flores de alfazema, 30g de benjoim 10g de cravo.

15 - Para dar um ar de frescor e um perfume suave às roupas, coloque nas gavetas 2 a 3 pêras ou com casca.

16 - Guardando sabonetes em gavetas, você terá sempre suas roupas perfumadas.

17 - Para conseguir um perfume diferente na cozinha, pendure maços de eucalipto ou feixes de orégano e coentro num dos cantos.

18 - Há ainda vários sprays purificadores de ar, apresentados em aromas específicos para cada ambiente.

  Redação MagNews