CULINÁRIA

Suflé de Abóbora


Ingredientes:
½ kg de abóbora
2 ovos
1 cebola média
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3/4 xícara de leite
2 coheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino branca (de preferência moída na hora)

Modo de fazer:

Prepare a abóbora: Descasque e pique a abóbora em pedaços mais ou menos pequenos. Coloque em uma panela com o sal e a pimenta e deixe cozinhar em fogo brando até que a abóbora fique macia. Com a ajuda de uma socador de feijão, amasse todos os pedaços de abóbora para que ela se desmanche toda. Deixe esfriar e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

Sugestão: Ligue o forno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare o suflê: Numa panela derreta a manteiga e junte a cebola picada bem pequenininha e cozinhe até murcharem, mas não deixe dourar. Depois junte a farinha e mexa bem com um misturador de molhos para não empelotar. Deixe cozinhar por uns 2 minutos e acrescente o leite aos poucos mexendo sempre. Cozinhe por mais uns 5 minutos. Mexa sempre para não queimar até ficar cremoso. Numa tigela bata ligeiramente as gemas com um batedor de claras. Acrescente o creme e bata mais um pouco. Depois junte a abóbora e o queijo ralado e continue misturando com o batedor de claras e por último adicione delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire em pequenos ramequins ou numa assadeira média e funda, previamente untados com óleo spray ou manteiga.

Asse o suflê: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 20 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Ele estará pronto, quando a massa crescer e ficar douradinha. Retire do fôrno e sirva a seguir.

(fonte:muitogostoso.com.br)