SAÚDE

Remédios caseiros para curar as micoses

Receitas - (tratamentos)

Doença muito comum causada pela ação dos fungos em contato com o corpo. Podem aparecer em duas formas: as superficiais, que acometem virilhas, pés e unhas e as profundas que podem acometer pulmão, as mucosas e outras regiões.

Tratar a micose é muito complicado e deve-se ter muita paciência e perseverança.

Veja a seguir algumas dicas para evitar ou tratar as micoses:

a) Seque-se bem após o banho, principalmente virilhas e dedos dos pés.
b) Use talco entre os dedos depois que a pele estiver seca.
c) Evite meias de lã, roupas apertadas ou sintéticas (incluindo as íntimas), pois a transpiração mais o calor propiciam um ótimo ambiente para o fungo se desenvolver; dê preferência a roupas de algodão.
d) Alguns corantes podem provocar irritações. Por isso, prefira meias e roupas íntimas brancas.
e) Não compartilhe com estranhos objetos pessoais como: toalhas, sapatos e chinelos.
f) Para arejar os pés use sandálias.
g) Nos vestiários evite o contato direto do corpo com bancos e não ande descalço.
h) Certifique-se de que os objetos de manicure são esterilizados.
i) O contato prolongado como detergentes reduz a imunidade das unhas, por isso use luvas e enxágüe as mãos toda vez que usar a esponja.

Conheça alguns remédios caseiros para combater esse mal que ataca a maioria dos homens e mulheres.

-Um bom remédio caseiro para acabar com esses fungos é utilizar os cravos da índia. Coloque uma colher de sopa de cravos da índia num recipiente de vidro próprio para ir ao fogo e junte azeite e aqueça em banho-maria sem tapar, por alguns minutos. A seguir tape o recipiente e deixe esfriar. Aplique na zona afetada diariamente.
- Ponha um dente de alho, inteiro, antes dê uma amassada no alho, no menthiolate incolor, e passe todo dia na micose.
- Existe uma raiz vendida em casa de ervas, chamada graveto do diabo, muito conhecida na Bahia, é uma espécie de caule, em que você ao quebrá-lo, sai um tipo de leite da própria raiz que é colocado nas unhas afetadas pela micose, é tiro é queda.
-Fazer uma infusão forte com alecrim, arruda, eucalipto, folha de nogueira, alfazema e alho é um remédio caseiro ecológico, não tóxico e muito eficiente para o tratamento das micoses.

Junte vários ou todas as ervas referidas acima e ferva-as, é um ótimo remédio caseiro. Lave demoradamente a zona afetada ou aplique compressas. Se for nas mãos ou nos pés devem mergulhar-se na infusão e manter durante 10 ou quinze minutos, ou mais se for possível. Quando se usa eucalipto pode-se juntar uma colher de vinagre, para intensificar o efeito, imediatamente antes de aplicar. Depois da infusão deve-se usar um bom creme ou pomada.

*A micose pode ser curada desde que sejam utilizados os medicamentos e recursos adequados ao seu tratamento

(fonte:ihaa.com.br)