SAÚDE

Alimentos com mais agrotóxicos

legumes
Os alimentos com agrotóxicos preocupam muitas pessoas. Os agrotóxicos são química pura e provocam danos ao meio ambiente e problemas de saúde nas pessoas.

Pesquisas apontaram, inclusive, o uso do pesticida com maior probabilidade do aparecimento de algumas doenças (câncer, distúrbios neurológicos, distúrbios reprodutivos, alteração do sistema hormonal). Por isso, o grande interesse das pessoas por uma dieta orgânica. Os órgãos de saúde se preocupam também com os níveis de agrotóxico que os alimentos possuem.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisou diversas amostras de legumes e verduras em todo o ano de 2010, com o objetivo de monitorar os resíduos de agrotóxicos.

De acordo com a agência reguladora:

    “Em 2010, o programa monitorou o resíduo de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate. As amostras foram coletadas em 25 estados do país e no Distrito Federal. Apenas São Paulo não participou do Programa em 2010.”

Resultado da análise dos agrotóxicos nos alimentos pela Anvisa: a contaminação por agrotóxicos persiste (considerando análises de outros anos), diversos alimentos possuem níveis de resíduos acima do que  é considerado aceitável e, em algumas amostras, foram encontradas substâncias não permitidas.

Adivinha quem lidera o ranking? O pimentão é o alimento considerado mais contamidado por agrotóxico e está no 1º lugar. O morango já é um grande conhecido por causa dos resíduos de agrotóxicos, vem em 2º. Observe a lista dos alimentos mais contaminados! Para assustar qualquer um! Os dados são da Anvisa.

Lista de alimentos com mais agrotóxicos

    Pimentão
    Morango
    Pepino
    Alface
    Cenoura
    Abacaxi
    Beterraba
    Couve
    Mamão
    Tomate
    Laranja
    Maçã

O que mais assusta é que esses alimentos fazem parte do cardápio brasileiro cotidiano. Alface, por exemplo, é uma das hortaliças mais consumidas pelo brasileiro. Quem quiser informações mais detalhadas sobre toda a pesquisa, pode ler o Relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos 2010.

(fonte: mulher digital)