CURIOSIDADES

Polenta ou massas

polenta-01Nem todo italiano pode ser chamado de "polenteiro". Na realidade, nos últimos 300 anos, a polenta era o prato típico das famílias menos abastadas, apenas do norte da Itália, em função da maior disponibilidade do milho na região.

Em algumas famílias era costume alimentar-se com a polenta em todas as refeições do dia. Assim como os portugueses que viajavam muito, os venezianos também utilizavam o bacalhau na sua alimentação, por ser um alimento de fácil conservação.

Sobre a mesa de refeições de alguns lares havia uma manta de bacalhau pendurada, na qual as pessoas esfregavam as fatias de polenta para que esta ficasse mais saborosa.

Já no sul da Itália, havia uma maior disponibilidade de trigo duro e isto fazia com que a população tivesse hábitos alimentares baseados em massas.


Bife à milanesa

 bifem

Dizem que foi inventado na região de Milão, por um cozinheiro que ouvia constantes reclamações de seu patrão, porque o bife ficava muito "seco" no processo de fritura.

Assim, o dedicado cozinheiro teve a idéia de inventar um invólucro que protegesse a carne. A matéria prima deste invólucro seria a farinha de rosca,. Só que a farinha não se fixava facilmente no bife, aí ele pensou em algo que desse uma "liga" na farinha. Lembrou se, então, do ovo batido. Estava inventado o bife à milanesa que faz sucesso até hoje.


Redação Therap.