CURIOSIDADES

Como surgiu o dia da mentira??

Você já se perguntou como surgiu o 1º de Abril, tambémconhecido como o “Dia da Mentira”?

pinoquio 11196Há muitas histórias que tentam explicar seu aparecimento. Uma delas conta que a tradição nasceu na França. Há séculos atrás o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. Naquela época, a festa durava uma semana e terminava no dia 1o de abril, que era considerada de fato o início do ano novo.
Com a adoção do calendário gregoriano, em 1564, o rei Carlos IX da França estabeleceu que a data para a comemoração do ano novo passaria a ser o dia 1o de janeiro. Porém, alguns franceses não gostaram da mudança e continuaram a seguir o calendário antigo.
Assim, a virada do ano passou a ser comemorada em duas datas e no dia 1o de abril, para ridicularizar os conservadores, as pessoas enviavam presentes esquisitos, convites para festas que não existiam e passaram a contar mentiras. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

O dia 1o de Abril é reconhecido atualmente como o dia da mentira e de brincadeiras/peças em muitos países, como nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, na Inglaterra e no Brasil.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos. A tradição se espalhou na Inglaterra e na Escócia no século XVIII. Mais tarde essa tradição chegou às Américas através da colonização inglesa e francesa. A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore.
No Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia a tradição diz que as brincadeiras e mentiras devem cessar ao meio-dia. Caso elas sejam feitas depois desse horário, o “espertinho” é considerado “ fool” e, além disso, ele pode ter azar.
Já na Escócia, o 1o de Abril é celebrado por dois dias. O segundo dia é voltado a brincadeiras que envolvam a parte posterior do corpo, sendo chamada de Taily Day.
Uma das “mentirinhas” mais engraçadas feita por um meio de comunicação inglês foi a da plantação de espaguete. O canal de televisão BBC, em 1957, mostrou uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete.
O engraçado é que muitas pessoas entraram em contato com o canal de televisão, pois estavam interessados  em plantar árvores de espaguete em suas propriedades...

Nota: Interessante é ver que não só o dia 1º de abril é o dia da mentira, todos os dias nos deparamos com grandes mentiras, muitas delas nos são contadas da mesma forma a muitos anos..
Um mundo firmado na verdade, é a nossa utopia, o nosso sonho, o nosso ideal, quem viver verá.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira